terça-feira, 26 de abril de 2011

Conceituando hipertexto


Atividade 2.3 – Conceituando hipertexto individualmente. individual, conceituação, a Distância

Lendo alguns links sobre hipertexto pesquisei algumas definições:

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal”. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto).

O hipertexto está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à interatividade, em que o computador deixa de ser binário, rígido e centralizador, para oferecer ao usuário interfaces interativas. O termo interativo já pertencia ao campo das artes quando se propunha intervenção do/com apreciador, no entanto o termo interatividade passa a se associar a sistemas da informática, por fazer um contraponto à leitura/escrita das metanarrativas.
O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, pois tal como o cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, consequentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos”.(http://www.infoescola.com/informatica/hipertexto/).
Hipertexto é um texto não-linear, sem ponto fixo de entrada e de saída, sem uma hierarquia pré-determinada, sempre expansível e literalmente sem limite. Em hipertexto os comentários dos leitores podem se incorporar ao texto original, como links, de modo que, em última instância, é de imaginar a possibilidade que haja apenas um hipertexto que abranja todas as informações e todo o conhecimento da humanidade. Nosso uso de enciclopédias em formato hipertexto é um bom exemplo inicial do que é essa modalidade de texto”. (http://edutec.net/Textos/Self/hypertxt/Hypertext.htm).
Como o próprio nome diz, é algo que está numa posição superior à do texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede. Na Internet, cada site é um hipertexto - clicando em certas palavras vamos para novos trechos, e vamos construindo, nós mesmos, uma espécie de texto. Na definição de Jay Bolter (1991): as partes de um hipertexto podem ser agrupadas e reagrupadas pelo leitor".(http://www.revistaconecta.com/destaque/edicao04.htm)
Sendo assim, nós podemos criar trabalhos mais apurados com muitas informações usando links para definir ou explicitar os conteúdos que podem ser trabalhados em sala de aula. Pois, podemos organizar trabalhos não extensos com várias informações sem deixar este cansativo e torná-los mais atrativo.




A experiencia de navegacao


A experiência de navegação

A pesquisa que realizei sobre “o que é hipertexto” apareceram aproximadamente 22.600 resultados (vinte e dois mil e seiscentos sites) que possivelmente explicaria o significado a esta solicitação.
Acessei alguns sites fazendo algumas leituras para entender um pouco e conhecer diferentes conceitos sobre a tarefa que foi solicitada. Assisti vídeos Roda da Vida (Demi Getschko membro do comitê gestor da internet http:// www. Youtube. Com/ watch? v=iphEbL4KS2o) que entrevista pessoas na rua que falavam sobre o que achavam que era o hipertexto, o interessante que a maioria soube responder e dar exemplos. Percebi então que não era algo desconhecido para a maioria das pessoas.
Posteriormente, fiz a atividade da página eproinfo.mec.gov.br/ possibilitou as várias interpretações para o hipertexto. Comecei navegando pela página www.pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto que é um site que conheço e normalmente faço as pesquisas que preciso e era a atividade solicitada na unidade 2.2. Fazendo assim, a leitura percebi que a definição trazia palavras grifadas em azuis como link digital, link hiperlinks, links, link ícones fiz as leituras complementares para melhor entender o significado hipertexto. Fui fazendo de forma paralela isso propiciou um melhor exito na pesquisa realizada.
Essa atividade propiciou uma pesquisa ampla sobre hipertexto é um texto digitalizado que vem com outros textos dentro dele e que estes outros textos que estão dentro do primeiro também podem ter ainda outros textos explicativos. Estes textos podem ser palavras, imagens, sons, vídeos, sites, artigos e outros.

diário de bordo

o vídeos mostra os recursos tecnológicos, em diferentes ambientes com as importâncias de acordo com as necessidades existentes. Na escola vem com o papel de facilitar a assimilação de conteúdo e possibilitar uma maior atualização

conhecendo experiência


Giseli Ribeiro

ATIVIDADE 5 : CONHECENDO UMA EXPERIÊNCIA

Estrutura Curricular

Modalidade
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental inicial
Ciências Naturais
Astronomia

Ensino fundamental:

Objetivo:Conhecer os principais astros do sistema solar e visualizar a distribuição espacial dos planetas (tamanhos em relação a distâncias).

Estratégias e recursos da aula:

As estratégias utilizadas serão:

  • Conversação sobre o conteúdo;
  • Apresentação da imagem do Sol, da Terra e do Sistema Solar;
  • Aula expositiva;
  • Usar planetário;
  • Uso do multimídia ou do laboratório de informática;

Metodologia utilizada:

  • Conversação sobre o tema abordado;
  • Análise de imagens;
  • Assistir vídeos;

Iniciar atividade como uma conversa para saber oque já sabem sobre o universo, ir anotando no quadro, para depois organizar um texto coletivo.
Com o planetário mostras os planetas, os movimentos da terra e da lua, (dia e noite e as fases da lua).
Com textos de livros didáticos fazer a leitura e análise linguística.
Com o multimídia mostras as imagens em movimentos e atualizada.
Fazer atividade de caça palavras e história coletiva.


Recursos:
Slides coloridos com desenhos e fotos em PowerPoint gravados em DVD, vídeos gravados em DVD, aparelhos de TV e de DVD, globo terrestre, esfera pequena de isopor e lanterna.


Avaliação:
Ocorrerá no momento da realização da atividade e depois com as atividades desenvolvidas em sala.


Minha Escola

tecnologias presentes na minha escola

diário de bordo

Percebo que a tecnologia veio para auxiliar no processos ensino aprendizagem, mas não para substituir os processos. Até porque porque acredito que nem toda tecnologia é evolução, pois se não soubermos usá-la será banalização do conhecimento.

Quem sou como professor e aprendiz


Vivemos em uma sociedade onde os recursos tecnológicos estão cada vez mais em nossas práticas de sala de aula, sendo assim vejo a necessidade e interesse pessoal em estar buscando sempre as atualizações necessárias. Desta forma tenho buscado atualizações através de cursos ou capacitações para colocá-las em práticas, porém sinto falta de projetos que busquem atender todos os profissionais, como espaços físicos adequados e incentivo financeiro para que todos possam ter como aplicar os recursos tecnológicos.
Através dos mecanismos tecnológicos levo para a sala de aula temas mais atualizada em relação aos conteúdos propostos, onde os alunos podem interagir com maior interesse. Sendo assim, as aulas tornam-se mais atrativas é possível perceber uma maior assimilação e interação dos conteúdos. Os alunos em contato com os recursos tecnológicos podem ter acesso um conhecimento científicos ou mais elaborados.
Os alunos através do seu conhecimento cotidiano trazem muito para as aulas onde é possível fazer a troca de experiências relacionando com o que esta sendo trabalhado em sala de aula.
O trabalho em sala também é resultado da equipe da escola, que orienta e sugere mecanismos para o cotidiano de sala. Através das sugestões ou críticas aprendemos muito mais. O que proposto para o trabalho em alguns momentos não deixam em situações agradáveis, porém faz com crescemos com nossas práticas.
Espero que o curso que está sendo nos fornecido tenha como meta atender estas dificuldades que citei acima, pois do contrario penso que ficará falho os recursos tecnológicos.